05 agosto 2009

O quê?
A xilogravura é um dos procedimentos técnicos de impressão e reprodução de imagens e textos mais antigos que existem, e é ainda muito utilizada – principalmente como linguagem artística. Por se tratar de um procedimento simples, de fácil execução, e por permitir inclusive o uso de materiais caseiros e reciclados (como caixotes de madeira e tintas a base de goma laca), a xilogravura é acessível a todas as idades e condições financeiras. Neste projeto, os participantes poderão compreender a origem dos procedimentos de impressão através da história e da prática da xilogravura, utilizando tanto materiais profissionais, específicos para xilogravura, como também aprendendo a improvisar com materiais mais acessíveis. Através de seus procedimentos, entrarão em contato com diferentes elementos da linguagem visual, podendo também desenvolver um projeto pessoal.

Como?
Oferecer aos participantes o acesso a um procedimento técnico e artístico muito importante para a história da humanidade, porém pouco conhecido. Fornecer informações históricas que enriqueçam sua compreensão de mundo. Permitir, através dos procedimentos da xilogravura, que os participantes se aproximem dos elementos da linguagem visual (como luz, cor, matéria), enriquecendo assim seu vocabulário visual. Explorar em conjunto diferentes materiais, que possam ser usados em substituição a materiais profissionais para xilogravura. Incentivar o desenvolvimento de projetos pessoais.

Pra quê?
O aprendizado de uma técnica artística propicia experiências sensíveis, cada vez mais raras no mundo atual. Ao explorar uma nova linguagem em busca de um projeto pessoal, os participantes terão a oportunidade de descobrir novas maneiras de observar e conhecer o mundo. Assim, poderão compreender o que é o fazer artístico, como também ampliar o significado das coisas, transformando-se em seres mais sensíveis e completos.

Nenhum comentário: