21 outubro 2009

Prensa Adaptada para Xilogravura, "Prelo Hidráulico"

Na Gravura em geral, o momento da impressão é crucial. É como a revelação de uma foto, quando a imagem aparece gradativamente no papel durante o banho químico. É a hora de ver realmente a imagem que a matriz irá reproduzir.
Cada tipo de gravura requer procedimentos diferentes de impressão. No caso da Xilogravura, a impressão pode ser feita manualmente, usando-se um baren ou uma colher de pau, pressionando área por área do papel contra a matriz entintada, para que essa camada de tinta passe a aderir ao papel.
Também pode ser feita com uma prensa, de maneira mais rápida e uniforme. No caso de uma prensa de rolo, por exemplo, a regulagem da pressão (o que pode precisar de alguns testes para ser feita) possibilita um maior grau da padronização da impressão, e uma tiragem (conjunto de cópias da mesma gravura) mais uniforme.
O Prelo é um tipo de prensa bem simples. A pressão é exercida sobre toda a matriz de um único golpe. Por isso, quanto maior a matriz, menor a pressão efetiva sobre cada unidade de área da matriz; portanto o prelo torna-se mais eficiente para matrizes pequenas.
No caso da Xilogravura, que não necessita uma pressão muito alta na impressão, o prelo pode resolver muito bem a questão da impressão. Uma solução caseira, barata e eficiente foi o "Prelo Hidráulico" adaptado com um macaco hidráulico do tipo "garrafa", de um veículo. A estrutura de madeira é robusta o suficiente para suportar a carga de 2 ton. Falta apenas um par de molas para retornar a mesa depois da impressão.





6 comentários:

Papai disse...

Olá!
Muito interessante sua invenção. Gostaria de ver mais fotos principalmente de como a madeira se fixa no macaco. Trabalho com livros e algo que faz muita falta é uma prensa que exerça pressão por igual como essa.

Abraços

Cristiano

Marcio disse...

Olá Cristiano! a base do macaco é presa com dois grampos (pedaços de cano de ferro amassados). na parte de cima do pistão, a madeira é apenas apoiada nele e nas laterais (encaixe nas colunas).
Se tiver mais alguma dúvida, manda aí!
Abraços!

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber em que ano foi feita essa prensa...

Obrigada...

Beatriz

Xilomovel disse...

Oi Beatriz, foi em 2009, e ainda está funcionando.

Anônimo disse...

Parabéns. Obrigado pela dica

Unknown disse...

UAU amei sua criatividade!

Pretendo fazer uma prensa, mas estou em dificuldades de achar material!