06 janeiro 2010

Gravura em Relevo sem Ferramentas

Para fazer uma gravura em relevo não é necessário o uso de ferramentas profissionais. Com alguns materiais simples, é possível experimentar o procedimento de impressão de uma imagem em relevo, sem gastar muito dinheiro e sem correr o risco de se machucar (até crianças pequenas podem fazer). À partir dessa "brincadeira" que propomos aqui, dá para entender um pouco como funciona a gravura. Quem gostar, pode ir atrás de materiais próprios para gravura (goivas, rolinhos, tintas) ou procurar as nossas oficinas, a fim de se aprofundar.

Para esse exercício é preciso:
um retalho de madeira de qualquer tamanho (que pode ser encontrado de graça em marcenarias) ou qualquer superfície firme (plástico, papelão, etc)
uma folha de E.V.A. ou de papelão
uma tesoura
uma esponja de cozinha
tinta guache ou acrílica
uma colher de pau de cozinha
cola branca ou cola quente
papel sulfite ou canson
água

Recorte a imagem no E.V.A. e cole na madeira (a cola branca demora mais para secar). Observe que os espaços entre os pedaços de E.V.A. sairão brancos no ato da impressão e tudo o que estiver em E.V.A. sairá preto.
Misture a tinta a um pouco de água e com a esponja aplique em toda a superfície em relevo. Coloque a folha de papel contra a matriz entintada e se necessário, pressione um pouco com a colher de pau. A gravura está pronta!





2 comentários:

T Karpa disse...

Lindo isso! Que efeito!

Xilomovel disse...

...e muito simples de fazer né? usa o princípio da matriz e da impressão com materiais bastante acessíveis.