26 setembro 2010

ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA OS CURSOS GRATUITOS DE XILOGRAVURA E MONOTIPIA


Os cursos são gratuitos e possuem vagas limitadas


O Xilomóvel Ateliê Itinerante em parceria com a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes), e também com a CENAPEC – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do “Prêmio Escola Viva”, está com as inscrições abertas para os curso gratuitos deXilogravura e Monotipia para a comunidade em geral e professores da rede pública municipal e estadual de Campinas e região. O curso de Xilogravura será ministrado às quartas-feiras, das 9h às 12h, e o curso de Monotipia aos Sábados, das 9h às 12h. Ambos os cursos têm número de vagas limitado, e fornece certificado de conclusão aos participantes.


A Xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens que utiliza como matriz uma placa de madeira; a placa é entalhada, transformando-se em uma espécie de carimbo, que pode ser utilizado para várias impressões. Já Monotipia é uma técnica de impressão de imagens que reúne qualidades da gravura e da pintura. O desenho é feito com tinta em uma placa lisa de metal ou fórmica, para ser impresso sobre papel. A monotipia também possibilita o uso de suportes alternativos com diferentes texturas e materialidades. É uma maneira diferente de pensar o desenho e a pintura, e traz resultados únicos.


Os cursos serão ministrados pelos artistas Luciana Taniguti Bertarelli, formada em Educação Artística pela Unicamp e professora de Artes de Ensino Infantil; Marcio Elias Santos, Mestre em Artes Visuais pela Unicamp e professor de Pintura da FAAL; e Simone Peixoto, Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, professora de Desenho e Gravura da FAAL. Os cursos estão sendo custeados pela FUNARTE, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura através da terceira edição do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010.


As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas, pelo telefone (19) 3294.7801 ou pelo e-mailcenapec@cenapec.org.br (enviar nome completo, telefone para contato e qual o curso de interesse). Os cursos são independentes, podendo um mesmo participante se inscrever em um ou em ambos.

Confira informações completas a seguir.


CURSO DE XILOGRAVURA

Docentes: Luciana Taniguti Bertarelli, Marcio Elias Santos e Simone Peixoto
Quando: Quartas-feiras, das 9h às 12h, dos dias 6 de outubro a 16 de dezembro de 2010
Carga Horária: 03 horas / aula.
Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)
Inscrições: até o dia 05/10/2010. Podem ser feitas pessoalmente na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti, por telefone ou por meio do e-mail cenapec@cenapec.org.br, endereçado a Thiago, com o curso especificado.
Vagas 15
Tel: 19. 3294.7801


CURSO DE MONOTIPIA

Docentes: Luciana Taniguti Bertarelli, Marcio Elias Santos e Simone Peixoto
Quando: Sábados, das 9h às 12h, dos dias 9 de outubro a 18 de dezembro de 2010
Carga Horária: 03 horas / aula.
Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)
Inscrições: até o dia 08/10/2010. Podem ser feitas pessoalmente na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti, por telefone ou por meio do e-mail cenapec@cenapec.org.br, endereçado a Thiago, com o curso especificado.
Vagas 15
Tel: 19. 3294.7801

Nenhum comentário: