13 setembro 2011

Ernesto Bonato: Residência Artística (terceira semana)


Aos poucos e em silêncio as paredes vão sendo povoadas. O trabalho no Ateliê é calmo, silencioso e constante,assim como é o Ernesto. Na última terça feira o dia de trabalho começou com uma conversa daquelas que a gente pensa "eu poderia passar o resto dia aqui só conversando sobre isso", sobre desenho, sobre o olhar, a espera, o momento presente, sobre desenho!
Bonato descreveu como ele vê a importância do indivíduo-artista estar realmente presente no ato e no momento do seu trabalho, integralmente imerso e atento nessa atividade. Para dar ênfase à percepção do artista focado no momento de trabalho, Ernesto Bonato está realizando sessões de desenho de observação, nos quais os retratados são os próprios participantes que se voluntariam a posar. A execução das pinturas duram algumas horas de observação, execução, atenção, percepção e resistência ao cansaço físico-mental. Paralelamente, outros participantes desenvolvem seus próprios projetos artísticos.
O xilomóvel está se deliciando com essa volta às aulas, estamos com uma idéia muito bonitinha, daqui a pouco ela aparece por aqui. Mas parece que até as fotos que estamos fazendo estão ficando mais bonitas.
Daqui a pouco haverá mais uma palestra, não será mais uma apresentação do projeto, agora será uma conversa sobre um ateliê que já existe!


A noite eu (Simone) voltei para o ateliê para desenhar, e o que mais me encantou foi olhar para o ateliê, me senti uma criança no meio da conversa de adultos, olhando para os objetos da sala e imaginando pra cada um deles uma história.

Nenhum comentário: