22 setembro 2011

Ulysses Bôscolo - o bosque dentro de casa


Esse final de semana (17 e 18 de Setembro) fomos a São Paulo para a abertura de uma exposição, "Bosque" de Ulysses Bôscolo, na Galeria Gravura Brasileira, são 120 gravuras impressas em papel de seda, daqueles bem antigos, forrando as paredes.
As gravuras são lindas! Uma mais delicada do que a outra, todas as 120 feitas com o mesmo cuidado, a mesma qualidade, é realmente algo impressionante, só vendo mesmo!
Ainda dá tempo de ir (e ainda ver a a exposição circulação gráfica, gravuras de 50 artistas, seleção especialíssima, projeto legal demais, mas isso é assunto para outro post) mas na abertura tinha outras grandes vantagens: o canto dos passarinhos, um presentinho e, claro, a presença do Ulysses,
O canto dos passarinhos porque estavam lá vários apitos, desses que imitam o canto dos pássaros e o próprio artesão que os fez, Valmir Jonas da Silva, ensinando-nos a apitar. O presentinho, que todos nós ganhamos, é um desenho lindo de uma pena, embalado com todo carinho num papel de embrulho super especial. E o Ulysses, distribuindo sorrisos, muito gentil, uma figura maravilhosa!


Ele nos convidou para, no dia seguinte, visitarmos o seu ateliê. Bem, nós sempre achamos que conhecer o ateliê de um gravador vai ser legal, mas nós sempre - sem exceção - nos surpreendemos. No caso do Ulysses as surpresas foram muitas e muito boas. São muitas, muitas gravuras, matrizes de xilo, de metal, uma prensa linda, uma infinidade de pequenos objetos, imagens, ferramentas, tintas, cadernos, pinturas, tudo como deve ser, muito organizado, mas tudo junto misturado! Todos nós fotografamos loucamente, cada detalhe, e sem mais delongas dividimos com vocês a imagens:

Bem nós já tinhamos achado o Ulysses uma pessoa especial, mas vê-lo dentro do seu 'bosque' fez toda diferença.
Obrigada Ulysses Boscolo e Ernesto Bonato pelo encontro encantador e Deni Pisciotta e João Marques de Lima pelas fotos!

4 comentários:

Xilomovel disse...

Olha como todo mundo ficou lindo nessa última foto! é a alegria!

Deni Lantzman disse...

lindo Simone! Devemos fazer essas excurções sempre!!

Marcio disse...

poxalavida, que pena que não fui! Mas as fotos deram um gostinho, muito bom!

Luciana Bertarelli disse...

Também gostaria de ter ido, as fotos deram água na boca.... Fico pensando como os ateliês são uma extensão de cada artista, ao conhecer o ateliê você entende um pouco mais do que se passa na cabeça de cada um, é muito lindo!