08 outubro 2011

Ernesto Bonato: Projeto Maré - Residência Artística (sétima semana)

As placas de madeira chegaram!!!! Chegaram com bastante atraso e pouca qualidade; será preciso prepará-las e lixá-las, com muita dedicação até começar a gravação.

Nessa terça-feira o trabalho foi intenso, dentro e fora do Ateliê: algumas pessoas faziam testes de impressão em um pedaço da placa, outras lixavam uma das placas que já havia sido preparada com massa (foi preciso tampar alguns buraquinhos), enquanto outras trabalhavam em suas próprias gravuras, aprendendo, aprimorando ou só desenhando, mas com a atenção sempre voltada para a parede do fundo do ateliê. Nela, o Ernesto colou a imagem que será gravada, em tamanho real: aproximadamente 4x3 metros! É enorme!!! A imagem é linda e certamente todos nós queremos ver isso acontecer; agora temos uma melhor ideia do trabalho e dedicação que esse projeto exige.
A todo momento olhos se voltavam reflexivos para aquele enorme mar no fundo da sala, suspiros, franzir de testas e sorrisos. Estamos todos animados e apreensivos, e não pensem que o Ernesto também não solta seus suspiros de vez em quando! É incrível participar assim de todos os momentos de um processo criativo.

"Por que eu inventei de fazer isso?" - com um sorriso meio de lado
"Porque é lindo, Ernesto!"

Nenhum comentário: