02 março 2012

O Rinoceronte de Dürer está na Unicamp


Imponente, improvável, sereno, o Rinoceronte de Dürer agora habita a fachada do prédio do Instituto de Artes, na Unicamp. Ontem de manhã, Ernesto Bonato e os participantes da Residência fizeram a colagem do "lambe-lambe" gigante, uma xilogravura que reproduz fielmente a original do artista alemão Albrecht Dürer (Nuremberg, 1471 - 1528), gravada em 1515. O lambe-lambe é composto por 15 partes, impressas manualmente em papel a partir de matrizes de madeira, e juntas ocupam uma área de 3,30 X 2,25 metros. Cada parte da obra foi gravada por um artista diferente: Ana Elisa Dias Baptista, Ernesto Bonato, Fabricio Lopez, Fernando Vilela, Flávio Castellan, Francisco José Maringelli, Luciano Ogura Buralli e Paulo Camillo Penna.
A gravura já foi colada em ruas e galerias da França, Holanda, Estados Unidos, Venezuela, Cuba, Argentina, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Santos, Porto Alegre, João Pessoa e Fortaleza, e faz parte do Projeto Lambe-Lambe.
A ação no IA ontem foi uma espécie de boas-vindas aos calouros do curso de Artes, que iniciaram as aulas essa semana.
Sobre a gravura original de Dürer, leia mais aqui.






Primeira edição de 1515, com cinco linhas de texto. A única realizada durante a vida de Dürer. Fonte:http://www.artebr.com/lambelambe/historia.html

Nenhum comentário: