10 setembro 2012

Na Universidade Federal de Brasília


Em nossas andanças por Brasília, tivemos a oportunidade de conhecer o Professor de Gravura da UnB, Luiz Gallina, que generosamente nos convidou para visitar os ateliês de gravura da universidade, onde estudam os alunos do curso de Artes. Conhecemos as instalações, os equipamentos e a maneira que o espaço se organiza. São dois ateliês, um para gravura em metal e outro para xilogravura. Há ainda equipamentos para serigrafia e litografia, esta última em vias de ser ativada, segundo o professor Gallina.
Luiz Gallina, que também é gravador, nos mostrou algumas de suas obras em xilogravura que estava produzindo no ateliê, com a ajuda de alunos do curso. Nos explicou um pouco sobre o seu processo de impressão, na qual usa várias matrizes para produzir um gravura, em várias cores, aproximando e sobrepondo elementos que criam uma nova imagem.







Na UnB o Xilomóvel ofereceu duas palestras, para contar um pouco da história do projeto, como iniciou, como se viabilizou e quais seus objetivos. Também procuramos compartilhar as estratégias educativas do projeto usadas nas oficinas e nos cursos. E ainda apresentamos um pouco do nosso trabalho como artistas.
Devido à greve na UnB, que ainda coincidiu com a greve do transporte de ônibus, a participação do público foi reduzida em quantidade. Tivemos na verdade uma boa conversa com os participantes, que ficaram a vontade para fazer perguntas e colocações. 









Agradecemos muito ao apoio do Professor Gallina, que nos ajudou muito na nossa viagem a Brasília. Obrigado Luiz!
E agradecemos também ao ViS e à UnB  pela oportunidade!

Nenhum comentário: