12 dezembro 2012

Conservação de Rolos de Entintagem


Nós limpamos nossos rolinhos de da seguinte maneira: 

Primeiro, tiramos o excesso de tinta com um solvente (Cromosolv, do mesmo fabricante da tinta gráfica que usamos, a Cromos). Passar o rolinho em um jornal embebido de solvente é bem prático para tirar grandes excessos. 


Em seguida, limpamos a borracha com um trapo de tecido umedecido com óleo de linhaça (pode ser óleo de soja também), e apor último, com um trapo seco. O óleo retira os resquícios de tinta e de solvente, além de evitar que a borracha resseque, conservando-a por mais tempo - portanto, não é preciso tirar o óleo antes de guardar os rolinhos.



Pode-se limpar o rolo apenas com óleo também, sem usar solvente.



limpeza usando apenas óleo

Nunca usamos álcool para a limpeza de rolos de borracha, pois ele resseca a borracha.



Cuidado no uso de solventes: por causa de sua volatilidade, os solventes devem ser usados sempre em locais ventilados. São materiais tóxicos, e não devem ser inalados, deve-se evitar também o contato com a pele. 



A seguir, a resistência do poliuretano da Polirama (material que indicamos na postagem anterior) a algumas substâncias químicas usadas em ateliê, segundo material gráfico fornecido por eles: 



hidrocarbonetos alifáticos                     excelente

(Cromosolv, aguarras)


hidrocarbonetos aromáticos                  regular/má

(thinner, benzeno)


óleo mineral                                          excelente



óleo de soja                                           boa



álcool                                                     má



terebintina                                            má

Uma última dica na conservação dos rolinhos é guardá-los pendurados pelo cabo (de "cabeça" para baixo), o que ajuda a evitar que a borracha se desgaste de maneira irregular. Isso nós aprendemos lá no Laboratório de gravura da Unicamp.

Um comentário:

Miki disse...

obrigada pelas valiosas dicas !