19 dezembro 2012

Atelier Revisão da Gravura e Helena Lopes

Já fazem cinco meses que voltamos de Brasília e ainda não conseguimos terminar de compartilhar tudo o que aconteceu de bacana durante a semana (corrida!) que passamos lá. Uma visita maravilhosa que fizemos - e que não poderia deixar de ser registrada - foi à galeria da também artista Helena Lopes, o Atelier Revisão da Gravura, que fica dentro de seu ateliê de trabalho.




Helena nos recebeu de braços abertos e compartilhou conosco uma parte de seu acervo de gravuras, que tem artistas consagrados como Wesley Duke Lee, Renina Katz, Hercules Barsotti, entre muitos outros. 




Helena começou na feira de antiguidades do Gilberto Salomão, em Brasília, onde além de vender, fazia um trabalho de formação de público, explicando o que é gravura, a diferença entre as diferentes técnicas, etc.... Quem conhece a Helena pessoalmente entende que somente ela, com sua doçura, finesse e paciência, poderia fazer um trabalho tão importante como esse.
Hoje ela expõe algumas gravuras em seu ateliê, mas mantém muitas guardadas - para vê-las é preciso marcar visita. Vale muito a pena conhecer o acervo, pois ele abrange o trabalho de artistas locais (como o do artista e professor da UnB Luiz Gallina Neto e o da própria Helena) e de artistas de outras regiões, como o trabalho de nossos mestres da Unicamp, Lygia Eluf e Tuneu.


O Xilomóvel levou à Revisão da Gravura a Caixa Umburana e a caixa de gravuras do projeto Circulação Gráfica, ambos organizados pelas artistas Yili Rojas e Maura de Andrade. Mostramos à Helena antes de montarmos a exposição que foi feita em Brasília, e ela ficou encantada com o trabalho.





Muito obrigado Helena por toda a sua generosidade, talento e militância! Seu trabalho é inspirador para todos nós do Xilomóvel!

Nenhum comentário: