28 outubro 2013

Largofolhas- gravando a grande árvore


A Árvore, por Simone Peixoto

Há bastante tempo tenho usado em meu trabalho a representação de objetos e situações simbólicas e afetivas. Procuro representar esses objetos como registros através de desenhos, gravuras e impressões, por vezes utilizando de fotografias ou outras formas de índices, como a impressão do próprio objeto, ou a captura da imagem por outros meios.
A árvore escolhida para ser representada nesse projeto é uma árvore que está no gramado (praça) em frente ao Instituto de artes da Unicamp, local onde se deu a principal parte da minha formação com artista. Como aluna ingressante do curso, na primeira disciplina de desenho artístico fomos solicitados a andar pelo campus e representar a paisagem, nessa ocasião fiz o primeiro desenho dessa árvore, quando ela era apenas uma muda, com não mais do que 1 metro de altura. No decorrer desses 15 anos, durante a graduação e o mestrado acompanhei o crescimento dessa árvore que hoje tem aproximadamente 8 metros. Ela se tornou, para mim, uma metáfora do meu próprio desenvolvimento.


Ainda que tenha crescido tanto sua configuração e proporção é bem parecida e o seu sentimento de pertencimento e aproximação é também parecido. De longe, aos meus olhos, ela ainda se parece com aquela mudinha, é espantoso estar próxima e ver o quanto ela é, na verdade, enorme.
Representá-la novamente em uma gravura é o desafio que me coloco como artista, 15 anos depois do primeiro desenho, a partir da observação e um determinado ponto de vista, e a colocação da gravura.


Separamos a árvore em 5 partes, entre galhos e tronco para que seja possível a produção de matrizes de até 2 metros.
Antes de começar a produzir as matrizes na escala final foi feito um teste numa escala um pouco reduzida, para entender o processo e planejar a realização das matrizes grandes, projeção, desenho, gravação e impressão:

Desenhando:



Agora já estamos produzindo as matrizes finais. Esta é a primeira das 5 matrizes que deverão compor a gravura final desta árvore: 



A Imagem final deverá ter 4 metros de altura.


Para realizar a árvore tenho ajuda de várias pessoas: Carol Vergotti- fotografia e edição de imagens; Thiago Fernandes - assistencia e apoio técnico; além dos cumpadres, Luciana e Márcio, na torcida, apoio técnico, emocional e espiritual. Um agradecimento especial ao Beto Shwafaty, que gentilmente nos emprestou o projetor.


(Este é o projeto de Simone Peixoto, mas para o projeto Largofolhas cada um dos artistas do Xilomovel, Luciana Bertarelli, Simone Peixoto e Márcio Elias, está desenvolvendo um trabalho individualmente, no momento de instalar os trabalhos na praça acontece o trabalho coletivo, 3 trabalhos, uma instalação.)


Continuaremos publicando imagens do processo, com o título 'Largofolhas'. Acompanhe, comente, pergunte!!


Nenhum comentário: