03 setembro 2014

Quatro Impressões

A exposição “Quatro Impressões”, tem como primeiro objetivo apresentar um conjunto de xilogravuras que evidencie a troca de experiências entre o artista Cláudio Caropreso e o grupo de artistas que compõem o projeto Xilomóvel – Ateliê Itinerante: Luciana Bertarelli, Simone Peixoto e Marcio Elias Santos. 
Por meio desse conjunto, os integrantes pretendem confrontar e reunir seus diversos métodos de produção de xilogravuras coloridas, tanto através da composição de diversas matrizes, impressas com e sem registro, como através do processo da “matriz perdida”.  
O aprofundamento de suas produções individuais estará presente no instante da troca de informações, reflexões, técnicas e até mesmo de matrizes de impressão entre si, a fim de adquirirem maior conhecimento e enriquecerem suas produções artísticas individuais.  
Em segundo lugar, o projeto tem como objetivo evidenciar os processos de criação, construção e impressão da xilogravura para o público em geral, através da montagem de uma exposição desse conjunto de obras.
A exploração do diálogo entre as etapas do processo criativo e das pesquisas gráficas do grupo Xilomóvel e de Cláudio Caropreso abrirá espaço para a valorização das potencialidades da gravura em relevo e sua importância hoje, além de sensibilizar o público para diferentes possibilidades da expressão gráfica, ampliando seu repertório visual prévio, baseado principalmente em padrões de reprodução gráfica mais conhecidas, como a fotografia, a publicidade e a informática.
Portanto, através da produção, da exposição, da comunicação com os artistas, do contato com suas pesquisas e através de atividades educativas, pretende-se com esse projeto, estimular a troca e a aprendizagem entre os artistas participantes, além de enriquecer a cultura visual do público, tanto para a fruição da gravura, como também para fazer compreender a origem da reprodução de imagens e de técnicas gráficas. 
Ao revelar ao público a origem artesanal dessas técnicas de reprodução de imagens, de onde foram derivadas as atuais tecnologias industriais,  acreditamos ser possível ampliar o conhecimento do mundo em que vivemos hoje, conscientizando-os acerca da evolução dos processos gráficos tão presentes em nosso cotidiano.

Abertura: Sábado, 6 de setembro, às 19:00hs.

Visitação 07 a 21 de seteembro.


Galerias de Arte de Santos
Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, Santos/SP.



Apoio:

Um comentário:

A Dd disse...

"As the New Year is fresh in mind, the dominant question in mind of everyone is, “How will you make 2015 a great year?”
(\__/)
(='.'=)
(")_(")

_________________
Buy Archeage Gold
RS3 Gold
RS Gold