13 agosto 2011

Carimbos de Borracha - como fazer

  1. Escolha da borracha adequada
    O tamanho do seu carimbo fica um pouco condicionado às borrachas disponíveis no mercado. Como o procedimento é feito com estilete ou bisturí, que são instrumentos mais delicados e de precisão, e menos apropriados para cortes que exigem força, o ideal é que a borracha tenha textura macia. As mais fáceis de cavar e que permitem detalhes menores são as borrachas de goma, meio transparentes, encontradas especialmente nas papelarias japonesas do bairro da Liberdade, em São Paulo. Há até borrachas em formato cilíndrico e quadradas, ou de sólido comprido de seção quadrada [imitando o formato dos tradicionais carimbos de pedra usados para assinatura no Oriente];
  2. Ferramentas e materiais
    Todo cuidado é pouco: é preciso usar estiletes ou bisturís com lâmina em ponta [para desenhos mais fininhos], e super afiados. O risco de ser cortar é grande, por isso, cuidado, paciência e tempo (não ter pressa) é fundamental para a segurança do artífice.
    Além disso, para carimbos de borracha você vai precisar de uma folha de papel com o desenho que vai transferir para a borracha, uma folha de papel vegetal e lápis.
  3. Vamos começar?
    Transfira o desenho tal qual o original para a folha de papel vegetal, a lápis. Vire-a com a face desenhada voltada para a borracha, prendendo firmemente para mantê-la no lugar, e decalque com um objeto duro [pode ser o fundo de uma lapiseira, por exemplo], de modo a transferir o desenho de forma invertida para o suporte. Lembre-se, quando imprimir com o carimbo, a imagem cavada nele é impressa no papel [ou tecido etc] de forma invertida. Quando se trata puramente de imagens, às vezes isto não chega a ser um grande problema; mas se o desenho contém letras, palavras ou ideogramas, preste muita atenção;
  4. Uma vez transferido o motivo paraa borracha, comece a cavar, retirando com a lâmina as partes sem grafite; inicie pelo contorno do motivo, com o estilete ou bisturí inclinado, de forma a criar um “talude” na borracha, como se o seu desenho fosse um planalto e houvesse uma “rampa” em todo o seu entorno; repita o procedimento em todas as áreas que devam ser retiradas, sempre inclinando a lâmina de forma a criar uma “rampa” ou “talude”, como se fosse um barranco para subir no patamar do desenho;
  5. Se você estiver usando as borrachas de goma transparentes, nesta hora vai conseguir visualizar os cortes sob a superfície, o que facilita a execução; na parte de fora do contorno, a um espaço de 1 a 2 mm do primeiro corte criado, comece outro contorno com o estilete, com inclinação inversa, de forma a criar uma “vala” com seção transversal em forma de “V”; depois de retirar o material cavado, repita o processo a 1 ou 2 mm de distância, seguindo para fora, prosseguindo até alcançar o limite da borracha.
  6. Outro processo de retirar o excesso externo ao desenho é, depois de cavar o contorno, fazer cortes radiais começando do limite do desenho até o final da borracha, e depois, com a lâmina na horizontal em relação à superfície da borracha, tirar “fatias”; apesar de ter aprendido deste modo e utilizado este processo por muito tempo, prefiro o indicado no item 5, que proporciona ao carimbo aquele efeito de lasquinhas que acabam saindo na impressão e remetem às xilogravuras; imperfeição também é beleza.
  7. Pronto o carimbo, use uma almofada de tinta para fazer um primeiro teste de impressão num papel: com o carimbo sujinho de tinta, fica mais fácil identificar lugares que eventualmente você quer cavar mais, acertar um cantinho etc; só não dá pra recolocar borracha onde já cavou, então cuidado!
  8. Depois de feitos os ajustes, é hora de diversão: carimbar onde bem entender: roupa, tecido, caderno, envelope...

Texto: KARPA! atelier (O KARPA! atelier oferece oficinas de carimbo artesanal em uma tarde, com material incluso, para aprendizado da técnica e confecção de dois carimbos. Consulte nos endereços: http://www.facebook.com/KARPA.atelier ou http://thesketchbookisonthetable.blogspot.com).

2 comentários:

Luciana Bertarelli disse...

O texto ficou muito didático, para quem lê até parece fácil (mas reparem nas imagens: os carimbos da Tati Karpa são absurdamente detalhados, não é para qualquer um não!). Um beijo de admiração!

Marcio disse...

Fiquei muito afim de fazer um carimbinho! tô até pensando em um desenho