13 agosto 2011

Carimbos feitos à mão

Criar um carimbo de borracha é o primeiro passo para aprender a cavar um carimbo tradicional de pedra. Os carimbos de pedra são muito usados na China e Japão até os dias atuais, em substituição ao reconhecimento de autenticidade das assinaturas: todas as pessoas possuem um carimbo com seu nome escrito em caracteres orientais [kanji] e de forma estilizada, como se fosse um logotipo, de forma a não ser imitado. Alguns carimbos possuem até mesmo senha, só sendo possível ativar a parte que imprime depois de inserir uma chave numérica num pequeno teclado, na lateral do corpo do carimbo.

A arte de esculpir carimbos em pedra ë chamada no Japão de HENKO, e é originária da China.

Muito embora os processos mecanizados de criar carimbos estejam aí para nos satisfazer em transformar qualquer desenho que a gente queira em matriz para carimbar, depois de aprener a técnica – muito simples – de fazer carimbos de borracha, fazer carimbos a mão torna-se rapidamente uma mania.

Fazer carimbos a mão resulta em desenhos mais espontâneos do que os carimbos comerciais, feitos com emulsões fotossensíveis.

Texto: KARPA! atelier

Nenhum comentário: