25 agosto 2011

Ernesto Bonato: Residência Artística na Unicamp

Nessa terça começou o projeto de Residência do Artista Ernesto Bonato na Unicamp, com duração de um semestre. A proposta do artista engloba várias atividades. Um dos objetivos é a gravação de uma matriz de xilogravura em cedro naval de 2 x 4 metros, e também a impressão dessa matriz em papel, manualmente. Com esse objetivo, Bonato convidou alunos da graduação e da pós graduação do Instituto de Artes para, juntamente com eles, criar um ateliê coletivo, um espaço para compartilhar trabalhos e experiências.
O Xilomóvel está lá acompanhando essa experiência. O nosso interesse principal é observar e vivenciar essa oportunidade de criação coletiva proposta pelo artista, bem como suas estratégias para colocá-la em prática, o que é um desafio. Harmonizar diferentes experiências e expectativas em prol de um objetivo comum é uma tarefa tanto complexa quanto encantadora e reveladora.
E nesse primeiro encontro, além dos esclarecimentos por parte de Ernesto sobre o funcionamento do projeto, as atividades práticas já se iniciaram, com uma seção de desenho com modelo, na qual os próprios participantes se revezaram para posar. Nada melhor para iniciar a transformação do espaço da sala em Ateliê!

Mais informações sobre o Projeto de Residência de Ernesto Bonato no site:

2 comentários:

Paula disse...

Interessantissima a iniciativa. Vou acompanhar tb! =)

Ulysses Boscolo disse...

Parábens pelas imagens... a sala, o projeto, tudo caminhando a pleno vapor!
Abraços a todos,
ulysses Bôscolo.
http://plataformaulyssesboscolo.blogspot.com