31 outubro 2011

Ernesto Bonato: Projeto Maré - Residência Artística (décima semana)

Começou! Essa é a primeira matriz das primeiras 6 que vão compor a 'Maré'. Primeiras 6 porque depois delas, ainda virão as matrizes para a impressão da segunda cor. A gravura, no final, terá aproximadamente 4m x 3m, dividida em 6 matrizes de mais ou menos 1,30 x 1 m; a segunda cor provavelmente será feita no verso dessas matrizes.

A imagem foi feita pelo Ernesto a partir de uma fotografia, impressa em um vinil adesivo e colada em cada uma das placas; Ele grava traduzindo os tons de cinza em hachuras na madeira.

Como planejado, um grupo de pessoas vai ajudá-lo na gravação; mas por enquanto ele faz sozinho a primeira matriz, encontrando o caminho mais apropriado a seguir, 'abrindo uma picada' enquanto o pessoal se afina com as goivas e a imagem em alguns testes. O Ernesto vai acompanhando as mãos e olhos de todos, mostra como gravar na madeira, e através de livros, apresenta referencias preciosas que nos ensinam a história e a técnica da gravura.

Não houve seleção, como imaginávamos no início: foi o comprometimento e disponibilidade dos participantes que formou o grupo, todos que puderam e queriam estão agora trabalhando na 'Maré'. É lindo de se ver! Agora mesmo só podemos dizer uma coisa: Visitem! Por mais que a gente tente não dá para mostrar tudo em fotos.

Não resistimos e quisemos apresentá-los esse ilustre personagem que habita o Ateliê, aqui em seu melhor ângulo:

2 comentários:

Marcio disse...

Aqui é linhaça na caveira!

Ulysses Boscolo disse...

Gostei muito da sequência das fotos...boa sorte Ernest!!... artistas e alunos da Unicamp! O mais difícil é PARTIR... é começar, com diz AMYR KLINK.
Um abraço,
Ulysses.