12 abril 2013

Carlos Henrique, Cordel, Xicra e Bodes


Carlos Henrique é artista e xilógrafo da cidade do Crato, que fica na região do Cariri - Ceará. Além de participar conosco da exposição no Museu Florestal, também conversou com o público sobre seu trabalho e seu percurso pela gravura.

Sua história com a madeira começou antes mesmo de conhecer a xilogravura. A princípio, ele usava casca de Umburana para fazer bóias, que eram vendidas para que pescadores as usassem em suas redes. Com o desuso desse material, Carlos teve que inventar um destino para o estoque de casca que possuía, e começou a fazer placas de número para casas, sinalização, e finalmente, seus primeiros "clichês", ou carimbos de madeira. E foi assim que surgiram suas primeiras ilustrações para capas de cordéis, feitas com xilogravura.



Com mais de duas décadas de xilogravura, Carlos Henrique compartilhou com a gente muitas histórias preciosas, desde as origens do uso da xilogravura nas capas de cordéis, até a elaborada técnica de improvisar ferramentas com facas, serras quebradas, pregos e hastes de guarda-chuva. 

Também contou sobre o funcionamento da Academia de Cordelistas do Crato, da qual faz parte: uma associação de poetas cordelistas e gravadores que fomenta a produção de cordéis à maneira tradicional, impressos com xilogravuras originais. 


Carlos Henrique também nos apresentou seu trabalho junto com o grupo Xicra (Xilogravuristas do Crato) onde, junto com outros gravadores, explora as possibilidades da xilogravura como linguagem, além do âmbito tradicional do cordel. Um exemplo é o projeto "O Fio da Xilo", premiado pela Funarte no qual a xilogravura e o cordel foram associados a outras linguagens, como a fotografia e os sitckers, e ganharam a rua de várias cidades do Brasil e do mundo. 

Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Carlos Henrique e dos xilógrafos do Crato, visitem o blog e o site:



Algumas gravuras originais de Carlos Henrique (como o famigerado Bode) podem ser vistas na exposição Encontro Xilográfico no Horto!

Nenhum comentário: