27 julho 2012

Brasília: Xilomóvel no Museu Nacional


Domingo, dia 09 de Julho foi o dia da segunda oficina do Xilomóvel em Brasília. Nos mesmos moldes da primeira (feita no Cobogó), foi ministrada por nós e pelos alunos do curso de xilogravura, oferecido no espaço Cultural Renato Russo - tudo parte da programação do projeto "Xilomóvel – Ateliê Itinerante/ Multiplicando Experiências de Campinas a Brasília", realizado através do "Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 8a Edição".

Essa segunda oficina aconteceu em um dos inúmeros cartões postais de Brasília, o Museu Nacional! Apesar de só ter sido inaugurado recentemente, em 2006, o Museu Nacional faz parte do projeto original do Eixo Monumental, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. E é lindo!





Estamos no inverno, mas... que calor! Que dia mais iluminado! O sol estava de rachar coquinho: nos refugiamos embaixo da rampa, como bichinhos cavocando madeira, escondidos na sombra do monumento! Para deixar tudo ainda mais gostoso, comemos um delicioso lanchinho de frutas e pães de queijo, providenciado pelas mãos dos nossos novos e dedicados amigos. Gentileza gera gentileza!



E o vento? Muito vento! Refrescava sim, mas fazia voar nossas gravuras como pipas naquele céu azulinho límpido. E algo nos diz que teve gravura que acabou virando pipa mesmo! 




Tivemos até que tomar medidas alternativas para não voar o gazebo!





E que dia!
De reencontrar amigos, selar novas amizades, ver a cidade e nos mostrar a ela, todos nós éramos só sorrisos, nos entreolhávamos e sabíamos o sentimento que havia por trás de nossos olhos, sentimento de realização e satisfação sem fim! Já havíamos passado por metade da nossa programação em Brasília e tudo estava correndo maravilhosamente bem,  muito além das nossas expectativas. Estávamos próximos de um desfecho brilhante para o nosso projeto tão carinhosamente gerado.











Nós adoramos estar ali... Essa imagem do Xilomóvel achando um espacinho ao lado do Niemeyer, com nossos alunos, agora amigos e colegas de gravura é o retrato da nossa realização:



Muito, muito obrigado Brasília!!!

Nenhum comentário: