Nós limpamos nossos rolinhos de da seguinte maneira:
Primeiro, tiramos o excesso de tinta com um solvente (Cromosolv, do mesmo fabricante da tinta gráfica que usamos, a Cromos). Passar o rolinho em um jornal embebido de solvente é bem prático para tirar grandes excessos.
Em seguida, limpamos a borracha com um trapo de tecido umedecido com óleo de linhaça (pode ser óleo de soja também), e apor último, com um trapo seco. O óleo retira os resquícios de tinta e de solvente, além de evitar que a borracha resseque, conservando-a por mais tempo - portanto, não é preciso tirar o óleo antes de guardar os rolinhos.
Pode-se limpar o rolo apenas com óleo também, sem usar solvente.
limpeza usando apenas óleo
Nunca usamos álcool para a limpeza de rolos de borracha, pois ele resseca a borracha.
Cuidado no uso de solventes: por causa de sua volatilidade, os solventes devem ser usados sempre em locais ventilados. São materiais tóxicos, e não devem ser inalados, deve-se evitar também o contato com a pele.
A seguir, a resistência do poliuretano da Polirama (material que indicamos na postagem anterior) a algumas substâncias químicas usadas em ateliê, segundo material gráfico fornecido por eles:
hidrocarbonetos alifáticos excelente
(Cromosolv, aguarras)
hidrocarbonetos aromáticos regular/má
(thinner, benzeno)
óleo mineral excelente
óleo de soja boa
álcool má
terebintina má
Uma última dica na conservação dos rolinhos é guardá-los pendurados pelo cabo (de "cabeça" para baixo), o que ajuda a evitar que a borracha se desgaste de maneira irregular. Isso nós aprendemos lá no Laboratório de gravura da Unicamp.
Um comentário:
obrigada pelas valiosas dicas !
Postar um comentário