Durante o mês de agosto realizamos um mini curso de xilogravura no SESC Campinas, que preparou vários eventos e atividades relacionadas à cultura popular. "Jeitinho Brasileiro" foi o nome dessa programação especial.
A maioria dos alunos experimentou a xilo pela primeira vez, e outros retomaram experiências anteriores .
Fomos prestigiados com a presença do xilogravador de Olinda/PE, Severino Borges, representante da gravura nordestina, que também deu oficinas e montou um belíssima exposição no SESC.
Na etapa final do curso, os alunos escolheram uma xilogravura de J. Miguel, artista de Bezerros/PE, para ampliarmos e construirmos um painel. O trabalho parecia difícil e complicado...
Antes de começar a gravar as placas, fixemos uma sessão de alongamento e relaxamento orientados pela Hellen Audrey, nossa amiga dançarina que também participou do curso. Recomendamos a todos os gravadores, antes de ficar horas gravando!
Hellen e Marcelo observando juntos as cópias das matrizes que gravaram e imprimiram. Apesar de diferentes soluções para o corte, o desenho enfim começou a se formar e o sol apareceu.
Primeiras cópias do painel.
Direto de Juazeiro do Norte/CE, o grupo "Afilhados do Padrinho" tocou xote, forró, um monte de coisa boa, ali, do ladinho da nossa oficina! E ainda ganhamos uma muda de Cajá-manga para plantar no quintal do ateliê!
Xilogravura e forró, tudo a ver.
Mutirão de goivas.
Enfim, o painel ficou pronto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário